Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos serão apreciados pela Comissão Editorial que decidirá sobre sua aceitação
e, se necessário, irá sugerir ao autor modificações de estrutura e conteúdo.

O editor reserva-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para
adequá-los às normas da revista, respeitando os conteúdos e o estilo do autor. Os autores
serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.

No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, nos
termos das Resoluções 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, documento
comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na
qual foi realizada a pesquisa.

Os Arquivos do IPUB Online não cobram dos autores taxa de submissão de artigos e nem
de avaliação.

Ao submeter um arquivo os autores deverão concordar com a cessão de direitos autorais em favor da revista.

Apresentação dos manuscritos

  1. Os textos têm de ser digitados em espaço duplo, na fonte Times New Roman, no corpo 12, margens de 2,5 cm, formato Word, com no máximo de páginas conforme a sessão e encaminhados apenas pelo endereço eletrônico, incluindo resumo, abstract, palavras-chaves, keyword e referências bibliográficas.
  2. Citações devem vir em corpo normal, entre aspas, ou, caso ultrapassem 5 linhas, recuadas de 3 cm em relação ao texto e sem aspas.
  3. Usar somente o itálico para os destaques. Nunca use o sublinhado, caixa alta, negrito, etc.
  4. Se houver siglas, estas devem ser escritas por extenso, na primeira vez que aparecerem seguidas da sigla entre parênteses.
  5. Usar maiúsculas apenas na primeira letra dos títulos e subtítulos.
  6. Resumo e abstract devem conter no máximo 150 palavras e as palavras-chaves, keyword entre três e cinco.
  7. Pede-se não numerar a bibliografia, que deve ser em ordem alfabética e seguir a padronização mínima indicada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – 6023/2018).
  8. O texto final a ser submetido aos pareceristas deve excluir dados que identifiquem a autoria do artigo (pagina de rosto, referências, notas de rodapé e citações) que deverão ser substituídos pela expressão NN [eliminado para efeitos da revisão por pares]. Os dados dos autores, titulação, referência profissional e vinculação acadêmica serão informados em folha de rosto separada do texto final.
  9. Após aprovado para publicação, deverão constar no mesmo todas as informações de autoria serão incluídas novamente pelos autores.
  10. A versão final a ser enviada deve conter primeira página, ao alto, o título, sem nome do autor, visando a revisão por pares, seguido do nome do autor na linha inferior, referido à nota de rodapé na primeira página informando. A segunda página deve ser destinada ao resumo, abstract, palavras-chave e keywords.
  11. Agradecimentos devem vir no final do manuscrito, antes das referências bibliográficas.
  12. Caso o manuscrito inclua material ilustrativo, que os Arquivos compreendem como: tabela (elementos demonstrativos como números, medidas, percentagens, etc.), quadro (elementos demonstrativos com informações textuais), gráficos (demonstração esquemática de um fato e suas variações), figura (demonstração esquemática de informações por meio de mapas, diagramas, fluxogramas, como também por meio de desenhos ou fotografias).
  13. O número de material ilustrativo deve ser de, no máximo, cinco por artigo, salvo exceções referentes a artigos de sistematização de áreas específicas do campo temático. Nesse caso os autores devem negociar com os editores-chefes.
  14. Todo o material ilustrativo deve ser numerado consecutivamente em algarismos arábicos, com suas respectivas legendas e fontes, e a cada um deve ser atribuído um breve título. Todas as ilustrações devem ser citadas no texto.
  15. As tabelas, gráficos. Planilhas, mapas, figuras e os quadros devem ser salvos em formato PDF e incluídos no texto no local devido.

 

Exemplos de referências

Livro:

SERPA JR., Octavio Dommont. Mal-Estar na Natureza. Rio de Janeiro, Te Corá Editora, 1998. 7

Capítulo de Livro:

PITTA, Ana Maria Fernandes. "Ética e assistência em Psiquiatria" em FIGUEIREDO, Ana Cristina e SILVA FILHO, João Ferreira da. (orgs.). Ética e Saúde Mental. Rio de Janeiro, TopBooks, 1996.

Artigo em Periódico:

RUSSO, Jane. "Os três sujeitos da Psiquiatria". Cadernos IPUB nº 8, p.11-21, 1997.

Debates

Temas históricos ou da atualidade, propostos pelos editores ou por colaboradores, e debatidos por especialistas que expõem seus pontos de vista por escrito ou por gravação do áudio transcrita. Os colaboradores podem sugerir temas e participantes, responsabilizando-se pela editoria, pela interação deles e pela edição do texto final. (máximo de 20 laudas).

Artigos

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