Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-12-01. Leia a versão mais recente.

Desafios da dança na escola no pós-pandemia

supervised internship experiences

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886

Palavras-chave:

dança, escola, pandemia

Resumo

O presente artigo discute os desafios da Dança na escola, apontando aqueles que se acrescentaram a partir do retorno à presencialidade no pós-pandemia. O texto traz reflexões e apontamentos a partir do acompanhamento de 11 estágios supervisionados em Dança na educação infantil e no ensino fundamental 1 no ano de 2022. Entre os desafios inerentes à Dança na escola estão a seleção de conteúdos e falta de currículo, os conceitos e pré-conceitos sobre dança, a falta de espaço físico e a descontinuidade da aprendizagem. Os dois anos de ensino remoto trouxeram outros desafios: o TikTok e a defasagem na aprendizagem em diversas áreas. Os relatórios de estágio indicam que boa parte dos desafios são comuns há muitos anos. Mas que o estágio foi a oportunidade de conhecer um pouco mais da profissão, do que esperar no mundo profissional, e de se encantarem e encantarem com suas docências entre as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil.

Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Mestra pelo mesmo programa. Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Dança em Consciência Corporal pela UniFMU (2007) e em Gestão Cultural pelo Senac (2013). Possui graduação em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi (2009) - licenciatura e bacharelado - e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Foi professora da educação básica nas séries iniciais (Magistério) e professora de dança na educação básica (infantil e fundamental I). 

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-12-01

Versões

Como Citar

BALDI, Neila Cristina. Desafios da dança na escola no pós-pandemia: supervised internship experiences. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 96–114, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886. Disponível em: https://www.revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55886. Acesso em: 9 dez. 2025.