Do barro ao palco: a dramaturgia do sapateado no Coco de Tebei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62338

Resumo

Nas manifestações da cultura brasileira encontramos distintas maneiras de fazer sons com os pés em acompanhamento à dança, ao canto e à música em um continuum inseparável e na sua maioria de origens ibéricas, africanas ou indígenas. Entre os elementos de dança, canto e música que compõem as narrativas encontradas nessas manifestações, propomos um exame articulado com os trupés do Coco de Tebei de Pernambuco por suas características fortes no sapateado e a singularidade de não utilizar instrumentos musicais durante sua execução. Essa tradição de mais de 100 anos desperta o nosso interesse por suas influências indígenas enquanto elaboração no processo composicional articulado com os estudos das performances afro-ameríndias. Das técnicas dos trupés utilizadas pelos brincantes e sapateios variados dos dançarinos nas manifestações culturais, vários códigos são utilizados para fixar a atenção na ação de quem executa esses movimentos sonoros e em qual momento eles fazem parte da construção coreográfica. Além disso, o “chão” que apoia as técnicas do sapateado podem variar do barro ao palco, da festa ao festival e isso altera seu contexto de análise dramatúrgica entre aspectos importantes e às vezes “invisíveis” ao espectador por onde essas danças são praticadas. Dessa forma, estaremos atentos ao trabalho cênico que parte da pesquisa do sapateado na perspectiva de entender os caminhos e escolhas que a partem do "chão de barro” ao “chão do palco”.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Magalhães Mattar, Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, Brasil

Mestranda em Dança pela Faculdade Angel Vianna – Rio de Janeiro. Pós-graduanda em nível de especialização em Linguagem e Poética da Dança – FURB. Especialista em Economia Criativa, Cultura e Inovação – UNIVALI. Graduada em Tecnologia da Gestão Pública – UNIVALI. Pesquisadora do grupo de pesquisa Transversalidades Corpoéticas (FAV_CNPQ). Artista da dança/sapateadora.

Marco Aurélio da Cruz Souza, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Doutor em Motricidade Humana na especialidade Dança pela Universidade de Lisboa - Portugal. Professor adjunto do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas.  Coordenador do  projeto Pedagogias Possíveis: Ensino Contemporâneo de dança na educação Básica, vinculado ao Observatório de memória, educação, gesto e arte; do projeto Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel (OMEGA UFPel - CNPq). 

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Publicado

2024-02-01

Como Citar

BEATRIZ MAGALHÃES MATTAR, Ana; AURÉLIO DA CRUZ SOUZA, Marco. Do barro ao palco: a dramaturgia do sapateado no Coco de Tebei. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 80–94, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62338. Disponível em: https://www.revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62338. Acesso em: 8 dez. 2025.