Avaliação da Qualidade do Serviço de Referência

um estudo sob a ótica dos usuários

Autores/as

  • Levi Antonio Faneco Rabelo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Danielly Oliveira Inomata Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67996

Palabras clave:

Serviço de referência, Qualidade, Avaliação de serviços

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo verificar a qualidade de uma biblioteca, a partir da avaliação da satisfação dos usuários, visando à melhoria contínua. Para tal, foi realizada a identificação da qualidade dos serviços, por meio da percepção e da experiência de seus usuários. A análise utilizou a escala de avaliação de bibliotecas, LibQUAL+®, para o diagnóstico. A pesquisa demonstra que, embora o grau de satisfação apresente um quadro adequado, são necessárias melhorias nas falhas apontadas pelos usuários. O compromisso com a qualidade é um processo contínuo. A identificação dessas lacunas, abre caminho para o processo de avaliação e supervisão rigorosa, focando na otimização e na melhoria contínua, buscando soluções inovadoras e construindo uma experiência satisfatória.

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Biografía del autor/a

Levi Antonio Faneco Rabelo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA), é membro do BIBLIOQUÊ? Podcast. Possui experiência em atividades de processamento técnico e organização do acervos, atendimento ao usuário e orientação à pesquisa. Interesse nas áreas: Serviço de Referência e Informação; Competência Informacional; Infocomunicação; Bibliotecas e sustentabilidade.

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Ciência da Informação (2017), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN) - Turma 2013. Mestre em Ciência da Informação (2012) pela UFSC/ PGCIN, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas (2007) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Graduada em Biblioteconomia (2005) pela UFAM. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC/UFAM). Professora permanente, do PPGIC/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa 'Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia' (UFAM), pesquisadora do 'Grupo de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade' (UFSC) e do 'Núcleo de Gestão para Sustentabilidade - NGS' (UFSC). É consultora AdHoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). É avaliadora de periódico nacional e internacional. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia; Gestão da informação, Gestão do Conhecimento, Fluxos de Informação em ambientes de inovação (Parque Tecnológico, Incubadora e startup); Análise, produção, compartilhamento, métricas e consumo de conhecimentos: Mulheres na Ciência regional, Fenômenos informacionais (desinformação, fakenews, pós-verdade) no contexto ambiental.

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Publicado

2025-08-29

Cómo citar

Antonio Faneco Rabelo, L., & Oliveira Inomata, D. (2025). Avaliação da Qualidade do Serviço de Referência: um estudo sob a ótica dos usuários. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e67996. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67996

Número

Sección

Relatos de Pesquisa