Avaliação da Qualidade do Serviço de Referência
um estudo sob a ótica dos usuários
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67996Palabras clave:
Serviço de referência, Qualidade, Avaliação de serviçosResumen
Esta pesquisa tem como objetivo verificar a qualidade de uma biblioteca, a partir da avaliação da satisfação dos usuários, visando à melhoria contínua. Para tal, foi realizada a identificação da qualidade dos serviços, por meio da percepção e da experiência de seus usuários. A análise utilizou a escala de avaliação de bibliotecas, LibQUAL+®, para o diagnóstico. A pesquisa demonstra que, embora o grau de satisfação apresente um quadro adequado, são necessárias melhorias nas falhas apontadas pelos usuários. O compromisso com a qualidade é um processo contínuo. A identificação dessas lacunas, abre caminho para o processo de avaliação e supervisão rigorosa, focando na otimização e na melhoria contínua, buscando soluções inovadoras e construindo uma experiência satisfatória.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. Normalização. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2024.
BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Qualidade e unidades de informação: referenciais para ambientes universitários. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 1995, São Paulo. Anais [...]. ENEBCI: São Paulo, 1995.
BRITO, Gisele Ferreira. Avaliação da qualidade da biblioteca universitária a partir da percepção de seus clientes: a metodologia LibQUAL+® e suas perspectivas de aplicação no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
CHIROLI, Daiane Maria de Genaro; VIEIRA, Andréa Almeida. Melhoria de processo utilizando de ferramentas da engenharia da qualidade. Revista Tecnológica, Maringá, v.1, n. 24, p. 35-48, 2013. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevTecnol/article/view/24093. Acesso em: 11 jun. 2024.
COSTA, Tiago. O mundo da qualidade: um compêndio da padronização e normalização pelo mundo. Joinville: Clube de Autores, 2018.
EDWARDS, Susan; BROWNE, Mairéad. Quality in information service: do users and librarians differ in their expectations?. Library & Information Science Research, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 163-182, 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0740818895900209. Acesso em: 08 abr. 2023.
FELICIO, Joana Carla de Souza Matta. Serviço de referência educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise crítica voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129180. Acesso em: 08 abr. 2023.
FREITAS, André Luís Policani; BOLSANELLO, Franz Marx Carvalho; VIANA, Nathália Ribeiro Nunes Gomes. Avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária: um estudo de caso utilizando o modelo servqual. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 3, p. 88-102, 2008. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1206. Acesso em: 23 abr. 2023.
GALBINSKI, J; MIRANDA, A. L. C. Planejamento físico de bibliotecas universitárias. Brasília: PROBIB, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2009.
NEJATI, Mehran; NEJATI, Mostafa. Service quality at university of Tehran central library. Library Management, [S.l.], v. 29, n. 6/7. p. 571-582, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1108/01435120810894563. Acesso em: 23 abr. 2023.
PIMENTA, Elaine Cristina Tomás; COELHO JUNIOR, Thalmo de Paiva. O uso de indicadores de desempenho da ISO 11620 para avaliar bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. 19., 2016, Manaus, AM. Anais [...] Manaus, AM: SNBU, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4481. Acesso em: 19 abr. 2023.
PINTRO, Sirlene. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99482. Acesso em: 10 abr. 2023.
SILVA, Vinicius da Rosa da. Proposta de um modelo de avaliação da qualidade percebida em serviços de bibliotecas universitárias. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197445. Acesso em: 10 maio 2023.
SOUTO, Christiane de Melo Rêgo; CORREA-NETO, Jorge da Silva. Qualidade de serviços: uma análise comparativa entre servqual e servperf. Journal of Perspectives in Management, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 63-73, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353935690_Qualidade_de_Servicos_Uma_analise_comparativa_entre_SERVQUAL_e_SERVPERF/fulltext/611b5777169a1a010307de15/Qualidade-de-Servicos-uma-analise-comparativa-entre-SERVQUAL-e-SERVPERF.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Conhecimento em Ação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
