UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”
PDF (Português (Brasil))

Keywords

História da profissão docente
História da educação profissional
políticas públicas.

How to Cite

Cardoso, T. F. L. (2013). UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”. Revista Contemporânea De Educação, 8(15), 58–72. https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686

Abstract

Este artigo apresenta contribuições que a Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz trouxe ao debate da década de 1920, para questões como a educação feminina, a educação profissional e a valorização da profissão docente. As principais fontes foram os relatórios produzidos pela diretoria para o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio ao qual se subordinava. Demonstram seu alinhamento com as ideias da Escola Nova, com a teoria desenvolvimentista, que apostava na indústria como geradora de progresso, na necessidade de se valorizar o docente do ensino profissional, além de destacar a relevante contribuição das mulheres no mercado de trabalho.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686
PDF (Português (Brasil))

References

ARQUIVO DO CEFET-RJ. Fundos Wenceslau Braz. Relatórios referentes aos anos de 1924 a 1927. CX: 66.2.2.

AZEVEDO, Fernando. Novos Caminhos e novos fins. A nova política de educação no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1931.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A Formação Docente na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz (1917-1937). In: Anais do I Congresso Brasileiro de História da Educação. Rio de Janeiro: SBHE, 2000, CD ROM.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A Formação de Professores Para O Ensino Técnico: o Lugar das Oficinas

emininas na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. In: Anais do II Brasileiro de História da Educação. Rio de Janeiro: SBHE, 2002, CD ROM.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. Reformas do Ensino Profissional na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. 1927-1935. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação.

Rio de Janeiro: SBHE, 2006. CD ROM

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Download data is not yet available.