UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”
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Mots-clés

História da profissão docente
História da educação profissional
políticas públicas.

Comment citer

Cardoso, T. F. L. (2013). UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”. Revista Contemporânea De Educação, 8(15), 58–72. https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686

Résumé

Este artigo apresenta contribuições que a Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz trouxe ao debate da década de 1920, para questões como a educação feminina, a educação profissional e a valorização da profissão docente. As principais fontes foram os relatórios produzidos pela diretoria para o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio ao qual se subordinava. Demonstram seu alinhamento com as ideias da Escola Nova, com a teoria desenvolvimentista, que apostava na indústria como geradora de progresso, na necessidade de se valorizar o docente do ensino profissional, além de destacar a relevante contribuição das mulheres no mercado de trabalho.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686
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Références

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© Revista Contemporânea de Educação 2014

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