O PENSAMENTO DE MURRAY BOOKCHIN E A TRAJETÓRIA DO POVO CURDO:
A ECOLOGIA SOCIAL E O MUNICIPALISMO LIBERTÁRIO NA VISÃO DE ABDULLAH ÖCALAN E SEU LEGADO NA REGIÃO AUTÔNOMA DE ROJAVA - CURDISTÃO
DOI:
https://doi.org/10.59488/75Resumen
Este trabalho busca analisar o pensamento do historiador e anarquista estadunidense Murray Bookchin acerca da ecologia social e do municipalismo libertário. Partindo deste primeiro momento, observamos como as ideias de Bookchin influenciaram a principal liderança do movimento revolucionário curdo, Abdullah Öcalan, a elaborar uma teoria para emancipação curda, o Confederalismo Democrático. Com pilares baseados na ecologia, no comunalismo e na ciência das mulheres, buscaremos refletir como o Confederalismo Democrático cumpre papel fundamental na criação em 2012 da Região Autônoma de Rojava, no Curdistão, e o legado de Öcalan para o movimento de libertação curdo na região.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Roberto Medeiros

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
