O PENSAMENTO DE MURRAY BOOKCHIN E A TRAJETÓRIA DO POVO CURDO:
A ECOLOGIA SOCIAL E O MUNICIPALISMO LIBERTÁRIO NA VISÃO DE ABDULLAH ÖCALAN E SEU LEGADO NA REGIÃO AUTÔNOMA DE ROJAVA - CURDISTÃO
DOI:
https://doi.org/10.59488/75Abstract
Este trabalho busca analisar o pensamento do historiador e anarquista estadunidense Murray Bookchin acerca da ecologia social e do municipalismo libertário. Partindo deste primeiro momento, observamos como as ideias de Bookchin influenciaram a principal liderança do movimento revolucionário curdo, Abdullah Öcalan, a elaborar uma teoria para emancipação curda, o Confederalismo Democrático. Com pilares baseados na ecologia, no comunalismo e na ciência das mulheres, buscaremos refletir como o Confederalismo Democrático cumpre papel fundamental na criação em 2012 da Região Autônoma de Rojava, no Curdistão, e o legado de Öcalan para o movimento de libertação curdo na região.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Roberto Medeiros

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
