A GENTE APARECE NAS HISTÓRIAS QUE CONTA
Narrativa e potência descolonial
DOI:
https://doi.org/10.59488/754Abstract
Um mesmo acontecimento pode ser vivenciado desde posições diversas. Relatos e histórias não são universais, apesar de a modernidade, com seu duplo da colonialidade (MIGNOLO, 2017), ter atuado para reduzir as multiplicidades de experiências, e as formas de estar e saber no mundo, ao instituir o eurocentrismo como posição universal e geral: a ciência como único saber válido, o mundo desencantado como única experiência “real”, o entendimento de tempo linear como única forma de temporalidade, e a história como sucessão irreversível de fatos dissociados e estanques. Este artigo advoga pela ampliação do reconhecimento de referenciais, epistemes e posições que ensejem outros mundos possíveis. A reflexão foi inspirada pela observação de uma aluna, relatada no artigo. Há uma discussão sobre a colonialidade - em seus matizes de poder, ser e saber – e da opção decolonial. Por fim, sugiro que narrativa e oralidade podem ser consideradas como possíveis caminhos de reconhecimento-construção de outros marcos, diversos do hegemônico eurocêntrico colonial.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Julia Bardi

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
