A GENTE APARECE NAS HISTÓRIAS QUE CONTA
Narrativa e potência descolonial
DOI:
https://doi.org/10.59488/754Abstract
Um mesmo acontecimento pode ser vivenciado desde posições diversas. Relatos e histórias não são universais, apesar de a modernidade, com seu duplo da colonialidade (MIGNOLO, 2017), ter atuado para reduzir as multiplicidades de experiências, e as formas de estar e saber no mundo, ao instituir o eurocentrismo como posição universal e geral: a ciência como único saber válido, o mundo desencantado como única experiência “real”, o entendimento de tempo linear como única forma de temporalidade, e a história como sucessão irreversível de fatos dissociados e estanques. Este artigo advoga pela ampliação do reconhecimento de referenciais, epistemes e posições que ensejem outros mundos possíveis. A reflexão foi inspirada pela observação de uma aluna, relatada no artigo. Há uma discussão sobre a colonialidade - em seus matizes de poder, ser e saber – e da opção decolonial. Por fim, sugiro que narrativa e oralidade podem ser consideradas como possíveis caminhos de reconhecimento-construção de outros marcos, diversos do hegemônico eurocêntrico colonial.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Julia Bardi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
