Análise intercultural: o panorama do ensino de português na Itália
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64060Resumo
Este estudo explora o panorama do fomento e da produção de conhecimento da cultura e língua brasileiras para falantes de italiano como língua adicional. Através da análise de pesquisas em português e italiano, observa-se um crescente, embora tímido, interesse pelo aprendizado do português brasileiro na Itália, impulsionado por diversos cursos e programas de ensino com metodologias e focos variados. Paralelamente, a produção científica italiana sobre o ensino do português brasileiro como língua adicional se destaca por abordar metodologias, aquisição da língua e aspectos socioculturais, evidenciando a importância do português brasileiro como ferramenta de integração cultural e fortalecendo os laços entre Brasil e Itália. No entanto, nota-se a escassez de pesquisas sobre o português brasileiro como língua de acolhimento e língua de herança no Brasil, área que demanda investigações aprofundadas sobre as experiências e desafios enfrentados por essa comunidade de falantes. Diante desse cenário, o estudo recomenda a investigação do português brasileiro como língua de acolhimento e língua de herança no Brasil, a análise dos desafios e oportunidades do aprendizado do português brasileiro no Brasil para falantes de italiano, e o desenvolvimento de novos materiais didáticos e metodologias de ensino para o português brasileiro como língua adicional. Acredita-se que tais medidas contribuirão para o aprimoramento das práticas de ensino, a promoção da inclusão social da comunidade de falantes de italiano no Brasil e o fortalecimento dos laços interculturais entre os dois países.
Palavras-chave: Português Brasileiro. Português como língua adicional. Português para falantes do Italiano. Produção científico-acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






