Análise intercultural: o panorama do ensino de português na Itália

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64060

Resumo

Este estudo explora o panorama do fomento e da produção de conhecimento da cultura e língua brasileiras para falantes de italiano como língua adicional. Através da análise de pesquisas em português e italiano, observa-se um crescente, embora tímido, interesse pelo aprendizado do português brasileiro na Itália, impulsionado por diversos cursos e programas de ensino com metodologias e focos variados. Paralelamente, a produção científica italiana sobre o ensino do português brasileiro como língua adicional se destaca por abordar metodologias, aquisição da língua e aspectos socioculturais, evidenciando a importância do português brasileiro como ferramenta de integração cultural e fortalecendo os laços entre Brasil e Itália. No entanto, nota-se a escassez de pesquisas sobre o português brasileiro como língua de acolhimento e língua de herança no Brasil, área que demanda investigações aprofundadas sobre as experiências e desafios enfrentados por essa comunidade de falantes. Diante desse cenário, o estudo recomenda a investigação do português brasileiro como língua de acolhimento e língua de herança no Brasil, a análise dos desafios e oportunidades do aprendizado do português brasileiro no Brasil para falantes de italiano, e o desenvolvimento de novos materiais didáticos e metodologias de ensino para o português brasileiro como língua adicional. Acredita-se que tais medidas contribuirão para o aprimoramento das práticas de ensino, a promoção da inclusão social da comunidade de falantes de italiano no Brasil e o fortalecimento dos laços interculturais entre os dois países.
Palavras-chave: Português Brasileiro. Português como língua adicional. Português para falantes do Italiano. Produção científico-acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Quevedo Oppelt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – (IFSul)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2021), possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Sociocultural e Análise Crítica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, língua adicional, ensino/aprendizagem de línguas, identidade e cultura, comunidades imaginadas e autonomia.

Gisele Medina Nunes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora na área de Linguística Aplicada com foco em feedback automatizado para aprimoramento da escrita em LE pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre na área de estudos da linguagem com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas mediados pelas TIC sob a ótica dos sistemas complexos pela Universidade Federal de Pelotas. Atua na área de ensino de Língua Inglesa e formação de professores de línguas.

Downloads

Publicado

2024-08-21