Voz por meio do toque: comunicação por meio da percepção háptica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a65671

Resumo

Percepção háptica refere-se às sensações que se tem, por meio do tato, para discriminar e identificar objetos ao manuseá-los sem o uso da visão. Assim, apresenta-se um chaveiro de objetos de referência e representações concretas de sim e não, para investigar: como implementar o uso destes recursos para que os mesmos sejam significativos para uma criança com deficiência múltipla sensorial visual? Deste questionamento, depreendem-se os seguintes objetivos: incentivar o engajamento da criança em atividades da rotina escolar, oferecer opções de escolhas e incentivar a expressão do sim e não. Método: relato de experiência realizado entre março e setembro de 2024, tendo como participante um menino com seis anos, cego, com necessidades complexas de comunicação e com mobilidade motora muito reduzida. Resultados e discussão: apesar das faltas, por questões de saúde, a criança fez escolhas entre dois itens por meio das representações concretas do sim e não. Além disso, o chaveiro foi usado dentro de contextos que deram sentido a cada objeto. Considerações finais: o tato é essencial nos domínios sociais e cognitivos e envolve um complexo sistema constituído por diferentes sensações. Objetos de referência são recursos que podem propiciar o desenvolvimento das habilidades hápticas de crianças com deficiência múltipla sensorial visual e necessidades complexas de comunicação, desde que sejam usados de forma consistente.
Palavras-chave:  Deficiência múltipla sensorial visual. Necessidades complexas de comunicação. Objetos de referência.

 

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Biografia do Autor

Flavia Daniela dos Santos Moreira, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Docência na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant PPGEDV/IBC. Pós-Doutorado em Educação pelo PROPED/UERJ. Doutor em Educação pelo PROPED/UERJ. Mestre em Educação Especial pelo PPGEES/UFSCAR. Pedagoga com graduação em Orientação Educacional pela UFSCAR. Membro do Deafblind International (DbI). Membro do ISAAC-BRASIL. Membro do grupo de pesquisa GPEEDC/UFRB. Editora de Seção da Revista Educação Especial. Revisora ​​de periódicos nacionais e autora de artigos e dois livros. Principais temas de pesquisa desenvolvidos: Deficiência Visual, Múltiplas Múltipla Sensorial Visual, Comunicação Alternativa Tátil: Objetos de Referência, Símbolos Tangíveis, Símbolos Táteis e Símbolos Texturizados.

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Publicado

2025-04-30