Jogos de linguagem e a educação matemática nas narrativas de/sobre surdocegos
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66272Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as narrativas de/sobre pessoas surdocegas, a fim de identificar os jogos de linguagem praticados por esses sujeitos e as matemáticas que constituem. Para isso, partiu-se dos pressupostos da pesquisa narrativa e das pesquisas pós-críticas em educação para a realização de uma investigação bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual os materiais empíricos são nove narrativas de/sobre pessoas surdocegas provenientes de obras (auto)biográficas. A partir do escrutínio dos materiais empíricos, elencou-se três eixos analíticos. No primeiro, acompanhados de narrativas que reconheciam o papel da matemática na vida dos surdocegos, verificou-se o status da Matemática Escolar na sociedade e nas formas de vida surdocegas. No segundo, observou-se a sua insuficiência por meio de narrativas que demonstraram experiências frustradas dos surdocegos quando lidavam com a representação hegemônica da matemática. Por fim, no terceiro, apresentou-se as matemáticas produzidas pelos sujeitos surdocegos e, a partir das narrativas e das discussões realizadas ao longo do trabalho, defendeu-se a tese de que as matemáticas surdocegas são pautadas por uma experiência sensorial específica, marcada pelo tato e pelas vivências particulares de cada sujeito.
Palavras-chave: Linguagem. Matemática. Surdocego.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






