A conexão entre linguagem e cognição: a interação do significado e das funções categóricas na Linguística Cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a67886

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a Linguística Cognitiva (LC) e sua interação com outras capacidades cognitivas humanas. O objetivo central é entender como a língua, como parte integrante do sistema cognitivo humano, interage com outras capacidades cognitivas e como transferimos nossas sensações, imagens, pensamentos e desejos para formas linguísticas que permitem a expressão e a comunicação mútua. A metodologia empregada se baseia em uma revisão sistemática e rigorosa da literatura, com levantamento de fontes relevantes em plataformas acadêmicas. Os resultados apontam para a importância do significado na estrutura gramatical e na função categorial da linguagem, criticando a abordagem sintática dominante e explorando como a linguagem reflete e influencia o mundo conceitual humano. Além disso, o estudo investiga os princípios estruturais e funcionais da linguagem, estudando características estruturais da categorização da linguagem natural, como prototipicalidade e metáfora, e examinando os princípios funcionais de organização linguística, como iconicidade e naturalidade, além da interface conceitual entre sintaxe e semântica.
Palavras-chave: Linguística Cognitiva. Significado. Funções categóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Alexandre Scapolan, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui especializações em Tradução, Interpretação e Docência de LIBRAS, Educação Especial, Psicopedagogia, Ensino Religioso, entre outras, além do título de Master in Formazione pela Pontifícia Universidade Antonianum (Roma). É licenciado em Letras-Português com ênfase em LIBRAS, Letras-Libras, Pedagogia e Filosofia, e bacharel em Teologia. Atua como professor de Libras e Profissional de Apoio Escolar na rede pública municipal de Uberlândia-MG, além de lecionar Libras e Italiano na Flexus Idiomas. Desenvolve pesquisas voltadas à tradução, metáfora conceitual e ensino de Libras no contexto da surdez.

Letícia de Sousa Leite, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Tradutora e intérprete de Libras no CEPAE da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 2014. Possui sólida formação na área da educação e das linguagens, com graduação em Pedagogia pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), concluída em 2014. É especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado pela UFU (2015) e mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição (2018), onde também concluiu o doutorado em Estudos Linguísticos no ano de 2024, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). Em sua trajetória acadêmica, tem se dedicado às questões da surdez, com destaque para sua dissertação intitulada “Processos avaliativos e os mecanismos de avaliação da aprendizagem de surdos no âmbito da pós-graduação” (DOI: 10.14393/ufu.te.2024.5510), sob orientação da professora Eliamar Godoi.

Downloads

Publicado

2025-08-30