ETERNIDADE DO EFÊMERO: MEMÓRIA E VIVÊNCIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Résumé
Este trabalho estuda a discussão acerca da eternidade do efêmero, como serevela na arte vivencial contemporânea brasileira. Entendo como eternidade doefêmero a permanência da vivência artística, i.e., o resultado duradouro dasexperiências vividas concretamente pelo fruidor na sua interação com o acontecimentoestético. Nesta experiência artística a imagem surge e desaparece, afetando oespectador-participante que, em virtude dessa rápida percepção, eterniza na memória oencontro fugaz e a possibilidade de um desdobramento deste acontecimento. Portanto,pretendo discutir o ambiente da arte e de existência do homem em seu cotidiano e aspossibilidades de utilização das inumeráveis produções da imagem resultantes dessevivido como fontes para a escrita da história. Busco assim refletir sobre a problemáticada relação entre memória e história. Analisarei as formas de controle do espaço e docorpo do sujeito na nova urbe, bem como as estratégias de resistência através da buscadas formas singulares de vivência do espaço.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2012-07-13
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).