AFONSO X, O REI ESTRELLERO
Resumo
Afonso X, rei de Leão e Castela (1221-1284), tem, na maioria das vezes, o seu nome acompanhado do epíteto o Sábio. Mas, em seu tempo, entre epítetos elogiosos e outros nem tanto, encontramos um cunhado por seus críticos, o de rei Estrellero, ou seja, Astrólogo. Neste artigo, pretende-se apresentar essa face afonsina astrológica e necromante, pouco considerada em suas biografias, bem como a existência do saber astromágico em sua corte em conexão com a mística judaica e muçulmana. Serão utilizadas como metodologias tanto a hermenêutica fenomenológica, como a comparação conectiva, para analisar o estudo da astromagia em Toledo em relação com a necromancia em ambiente clerical e cortesão em outras regiões da Europa. O objetivo consiste em situar o rei Afonso X em um contexto de entrelaçamentos transculturais do movimento do saber mágico e necromante dos séculos XII e XIII.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).