O LAPIDÁRIO DE AFONSO X E O PROJETO POLÍTICO-CULTURAL AFONSINO
Resumo
O Lapidário de Afonso X é um tratado geológico traduzido no scriptorium afonsino a partir de um manuscrito escrito em árabe, mas de origem hebraica. Na obra são oferecidas informações que conciliam saberes astrológicos/astronômicos, mágicos, geológicos, geográficos e médicos. O objetivo do Lapidário era servir como uma espécie de guia sobre a forma como as pedras, manipuladas sob determinadas condições astrológicas/astronômicas poderiam curar doenças e influenciar a resolução dos problemas humanos. Este trabalho se propõe a analisar as características do Lapidário de Afonso X (1221 – 1284) e a teorizar sobre o papel que a sua tradução ocupou na fundamentação do projeto político-cultural monárquico castelhano-leonês.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).