A IMAGEM DO SAGRADO FEMININO NO SETENARIO DE AFONSO X
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar de que forma o arquétipo do feminino sagrado, de deusas ligadas à sexualidade e à guerra no Oriente Antigo, é presentificado na imagem de Maria na obra Setenario, produzida na corte do rei Afonso X, sendo esta a principal fonte adotada: o Setenario escrito no século XIII, em articulação com outras fontes da mesma corte e também com mitos e iconografias de deusas do Antigo Crescente Fértil. Como aporte teórico metodológico, pautei-me principalmente nas discussões de Aby Warburg e seu Atlas Mnamosyne. Entre as teses levantadas está a ideia de que o feminino sagrado se expressa por meio de uma infinitude de imagens, em diversos contextos, tanto no politeísmo da Antiguidade quanto no cristianismo na Idade Média e essas imagens não são as mesmas, não são cópias umas das outras, elas são ressignificadas e atribuídas a diferentes contextos, mas compartilham de aspectos comuns, que constituem essa ideia de feminino sagrado.
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