CRÔNICAS IBERO ISLÂMICAS DO SÉCULO VIII
ENSINANDO HISTÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Résumé
Este artigo explora as crônicas bizantino-arábicas e a Crônica Moçárabe de 754, abordando como essas fontes históricas podem ser analisadas para entender a construção de um modelo didático pedagógico para a identidade na Península Ibérica do século VIII. Utilizando uma perspectiva historiográfica crítica, questionamos a visão tradicional da "invasão árabe-islâmica" e discutimos os vieses e as interpretações dessas crônicas. A análise será embasada na teoria de Carlo Ginzburg em "Nenhuma Ilha é uma Ilha", bem como em estudos contemporâneos de Eduardo Manzano Moreno, Ann Christys, Kenneth Baxter Wolf, Isabel Fierro, Alejandro García Sanjuán e Paulo Pachá.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).