SEXO, PODER E RELIGIÃO NO PERÍODO MEDIEVAL
O GÊNERO DA VIOLÊNCIA EM CASTELA DO SÉCULO XV
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo discutir as relações entre as diretrizes de gênero e a questão da violência na Castela do final do século XV. Para isso, dividiu-se o seu conteúdo em duas seções básicas. Na primeira, discorreu-se sobre as (des)conexões entre as formas de violência, as sexualidades, os poderes monárquicos e os gêneros em termos mais teórico-conceituais e na historiografia dedicada ao medievo. Já na segunda seção, analisou-se qualitativamente alguns exemplos que nos ajudam a pensar como e por que as formas de violência foram “generificadas” ou não em textos normativos emitidos pelos tribunais reais, especialmente em casos de adultérios femininos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).