DAS TRINCHEIRAS DE GAZA AO TERRITÓRIO DAS EMOÇÕES
UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A IMAGEM E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA MÍDIA PROGRESSISTA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.64913Resumo
Com base nos pressupostos da Análise do Discurso francesa, sobretudo na esteira de Foucault (2004; 2016), Courtine (2013; 2020), Charaudeau (2006; 2016), dentre outros teóricos, o artigo objetiva problematizar os efeitos de sentido constituídos no fotojornalismo de guerra. Mais especificamente analisamos uma matéria publicada em 19 de abril de 2024, no portal Brasil 247 pautada numa fotografia premiada pelo World Press Photo of the Year de 2024 captada por Mohammed Salem da agência Reuters. Na imagem é possível ver uma tia palestina abraçando sua sobrinha morta. Tal cena promove uma interdiscursividade com outras imagens históricas e atinge diretamente o campo das emoções de sujeitos que se identificam com a causa palestina. Nossa análise nos permitiu concluir que a fotografia de Mohammed Salem poder ser vista como um instrumento de denúncia sobre a violência extrema naquele território, mas nos leva a concluir também que seu espaço de circulação na mídia progressista configura um discurso de resistência em favor da causa palestina.
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