ALICE WILLIAMS

CORPO E OBJETO EM MOVIMENTO NA MÚSICA DE MUNDO LIVRE S/A

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.64955

Resumo

Em Alice Williams, canção da Mundo Livre S/A, identificamos nitidamente a busca pelos movimentos da representação do corpo na canção brasileira do Pagode dos anos 1990. O corpo representado como objeto atua em um jogo intercambiável com a sua referência, isto é, com objeto tratado sensualmente. Dedicamos aqui, a partir do histórico sensual do Pagode e de suas origens, a estudar as relações tóxicas e identitárias que permeiam a erotização do corpo feminino na canção. Nossa metodologia será fundamentalmente crítico-teórica, de abordagem dialógica, em que buscaremos apoio em Bakhtin (2010), Bosi (1977), Candido e Tatit (1997), principalmente, para analisar e identificar os mecanismos poético-musicais que emolduram o projeto de Zero Quatro e Tony, considerando a canção como item de um sistema musical brasileiro. Em esfera histórica, buscaremos em Lopes (2003), Sodré (1998), Trotta (2006) e outros os meandros da construção histórica dos pagodes carioca e baiano, a partir do Samba. Esse aporte teórico é base de nosso texto, embora tragamos ainda Paz (2003) e Paes (2008) para tratarmos da imagem poetizada musicalmente.

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Biografia do Autor

George Antonio Correia Feitosa, Universidade Regional do Cariri

É mestrando (bolsista Funcap) pelo Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca), na linha "Poéticas da palavra, cultura e sociedade" com o projeto de dissertação intitulado "Um satélite na cabeça: imagem e tradição no estuário estético do Manguebit", sob a orientação do professor doutor Edson Soares Martins. É colaborador voluntário do periódico acadêmico Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, sob a editoria-chefe do professor doutor Edson Soares Martins. É graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com respectivas literaturas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua como pesquisador do gênero Canção Popular, com foco no hibridismo musical e na poética musical. Pesquisa a poética musical no Movimento Manguebit desde 2019. Integra o grupo de pesquisas Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários (Netlli), sob a linha Bakhtinística Responsiva.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri (Urca)

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

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Publicado

2025-09-26

Edição

Seção

Artigos