ALICE WILLIAMS
CORPO E OBJETO EM MOVIMENTO NA MÚSICA DE MUNDO LIVRE S/A
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.64955Resumo
Em Alice Williams, canção da Mundo Livre S/A, identificamos nitidamente a busca pelos movimentos da representação do corpo na canção brasileira do Pagode dos anos 1990. O corpo representado como objeto atua em um jogo intercambiável com a sua referência, isto é, com objeto tratado sensualmente. Dedicamos aqui, a partir do histórico sensual do Pagode e de suas origens, a estudar as relações tóxicas e identitárias que permeiam a erotização do corpo feminino na canção. Nossa metodologia será fundamentalmente crítico-teórica, de abordagem dialógica, em que buscaremos apoio em Bakhtin (2010), Bosi (1977), Candido e Tatit (1997), principalmente, para analisar e identificar os mecanismos poético-musicais que emolduram o projeto de Zero Quatro e Tony, considerando a canção como item de um sistema musical brasileiro. Em esfera histórica, buscaremos em Lopes (2003), Sodré (1998), Trotta (2006) e outros os meandros da construção histórica dos pagodes carioca e baiano, a partir do Samba. Esse aporte teórico é base de nosso texto, embora tragamos ainda Paz (2003) e Paes (2008) para tratarmos da imagem poetizada musicalmente.
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