É DE PEQUENINO QUE SE ENCANTA PELA PALAVRA: UMA REPRESENTAÇÃO DE CLARICE LISPECTOR PARA O PÚBLICO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.65458

Resumo

Clarice Lispector (1920-1977) é uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Essa alcunha também é reforçada quando analisamos a presença perene de diversas representações da autora em livros, artigos, notícias, peças teatrais, cinema e nas mídias sociais, sobretudo após a sua morte. Essas representações tomam por base um determinado público (sujeito leitor, espectador, consumidor), produzindo diferentes efeitos a partir do modo como esses interlocutores são posicionados. Neste estudo, por meio da análise do discurso pecheutiana, analisaremos os efeitos de sentido produzidos sobre a representação da autora na obra “Clarice Lispector: a escritora das palavras encantadas”, que compõe a Coleção da Folha de S. Paulo intitulada “Grandes biografias para crianças”, publicada em 2021.  

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre, Doutor e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

Linguista. Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa ISADE (Inquietações sobre Argumentação, Autoria, Discurso e Ensino). 

Ana Isabel Pinto, Departamento de Educação e Formação de Professores, Viana do Castelo, Portugal

Escola Superior de Educação de Viana do Castelo – ESE/ IPVC, Departamento de Educação e Formação de Professores, Viana do Castelo, Portugal; InED - Centro de Investigação & Inovação em Educação, Porto, Portugal; Centro de Investigação Piaget para o Desenvolvimento humano e Ecológico, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal; https://orcid.org/0000-0001-7730-190X; aisabelpinto@ese.ipvc.pt

Downloads

Publicado

2025-09-26

Edição

Seção

Artigos