A MULHER POLICIAL BRASILEIRA NAS TRAMAS DA REDE: ENTRE OS JÁ DITOS DA MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E RESISTÊNCIA

Autores

  • Cremilton de Souza Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.66534

Resumo

Neste estudo, objetivamos investigar o funcionamento discursivo sobre o sujeito mulher-policial inscrito em materialidades verbais e imagéticas instauradas nas mídias digitais. Para a construção do corpus discursivo, recortamos, diretamente da rede social Instagram, duas sequências discursivas (SDs) acerca da mulher na polícia. Para tanto, tomamos como base teórica a Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana. Os gestos analíticos mostraram que a construção discursiva sobre a mulher-policial, na rede digital Instagram, atualiza a memória dos discursos militar e machista, circunscritos nas SDs analisadas, em que os sentidos sobre a mulher na esfera policial são afetados e constituídos de acordo com as formações imaginárias e as determinações ideológicas dos imaginários militar, machista e feminino. Ademais, os resultados apontaram que as mídias digitais podem funcionar como forma de resistência aos discursos do autoritarismo, machista e militarista, que buscam delimitar como a posição-sujeito mulher-policial se significa na história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cremilton de Souza Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Linguística e Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: niltoncte@hotmail.com.

Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL/UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/CNPq). E-mail: gcortes@uesb.edu.br.

Downloads

Publicado

2025-09-26

Edição

Seção

Artigos