MEMÓRIAS DO ENSINO MILITAR NA ESCOLA DA PRAIA VERMELHA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.69217Resumo
O presente artigo propõe uma análise das memórias do ensino militar na Escola da Praia Vermelha, a partir das crônicas memorialísticas do General José Feliciano Lobo Vianna, publicadas em O Jornal entre 1925 e 1929. O estudo fundamenta-se nos aportes teóricos de Edward Said (1995), Maurice Halbwachs (1990); Nora (1993) e Homi Bhabha (1998) sobre memória, identidade e discurso, além das contribuições de Michel Foucault (1992; 2014) e Antonio Candido (1992) acerca da escrita de si e do gênero crônica. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, com análise qualitativa das fontes primárias, privilegiando as narrativas de cotidiano e ethos militar. Os resultados evidenciaram a importância da Escola como espaço de construção identitária, de resistência e de negociação de valores, revelando o papel da memória coletiva na legitimação do patrimônio militar e na formação do imaginário nacional.
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