MEMÓRIAS DO ENSINO MILITAR NA ESCOLA DA PRAIA VERMELHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.69217

Resumo

O presente artigo propõe uma análise das memórias do ensino militar na Escola da Praia Vermelha, a partir das crônicas memorialísticas do General José Feliciano Lobo Vianna, publicadas em O Jornal entre 1925 e 1929. O estudo fundamenta-se nos aportes teóricos de Edward Said (1995), Maurice Halbwachs (1990); Nora (1993) e Homi Bhabha (1998) sobre memória, identidade e discurso, além das contribuições de Michel Foucault (1992; 2014) e Antonio Candido (1992) acerca da escrita de si e do gênero crônica. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, com análise qualitativa das fontes primárias, privilegiando as narrativas de cotidiano e ethos militar. Os resultados evidenciaram a importância da Escola como espaço de construção identitária, de resistência e de negociação de valores, revelando o papel da memória coletiva na legitimação do patrimônio militar e na formação do imaginário nacional.

 

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Biografia do Autor

Luciana Marino Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Graduação em Ciências Sociais (Centro Universitário UNIFATECIE - Licenciatura - 2024); Graduação em História (Licenciatura - Faculdade Única- 2024); Graduação em Pedagogia pela Faculdade Wenceslau Brás (2015). Atualmente, Professora Titular - Classe E da Universidade da Força Aérea. Docente do quadro permanente do PIPGLA- Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio do Janeiro - UFRJ. Atua na área de Humanidades; Educação; Ensino Militar e patrimônio; Relações entre o espaço urbano e a cultura; ciências sociais. Docente do PIPGLA- Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada- UFRJ; Professora Titular - Classe E,  da Universidade da Força Aérea - UNIFA

 

Lívia Aparecida da A. Sousa, Universidade da Força Aérea

É Doutora em Linguística Aplicada, tese defendida em 2023 intitulada "ESCREVIVÊNCIA DOCENTE: Intervenções Formativas em um contexto de pós-formação militar na Universidade da Força Aérea" na UFRJ. É Mestra em Ciência da Literatura, dissertação defendida em 2007 intitulada "Tempos e Contratempos em Cem Anos de Solidão" na UFRJ. Pós-graduada em Planejamento, Implementação, Gestão em Educação a Distância pela UFF (2019); em Política e Defesa pela UFF/ECEMAR (2010) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2009). Especialista em Leitura e Produção de Textos na UFRJ (2005). Possui graduação em Bacharelado em Letras Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).É Professora de Língua Portuguesa D IV - 3 da Universidade da Força Aérea (UNIFA). É Adjunta do Centro de Estudos Estratégicos e pesquisadora do Laboratório de Simulação e Cenários da UNIFA. É Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UNIFA. É Membro do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada - NUVYLA (UFRJ) e do grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Tecnologia - LingNet (UFRJ). É revisora dos artigos e opúsculos do Instituto Histórico da Aeronáutica (INCAER).

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Publicado

2025-09-26

Edição

Seção

Artigos