Sobre a Revista
Foco e Escopo
O jornal científico Puericultura e Pediatria é o periódico oficial do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ). Trata-se de publicação eletrônica de fluxo contínuo, de livre acesso, voltada para a divulgação de conhecimentos provenientes de instituições de saúde e afins, das diferentes áreas de atuação que tratem de temáticas voltadas para infância e adolescência.
Este periódico também está aberto para a avaliação de trabalhos provenientes de outras unidades de ensino da Pediatria no país e no exterior.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos enviados para submissão no jornal Puericultura e Pediatria passam por processo de peer review, ou seja, revisão por pares. Após avaliação da assistente editorial quanto às normas requeridas para submissão de trabalhos, o manuscrito é encaminhado para o Editor Chefe, que o encaminhará para o Editor Associado pertinente. O Editor Associado enviará para dois revisores. Os revisores são pares especialistas na área de conhecimento referente ao artigo submetido e são cegos quanto à autoria do trabalho. Os revisores podem recomendar aceitação sem modificações, devolução aos autores com as sugestões de modificações ou recusa do artigo. Após receber o parecer de dois revisores, os editores associados podem aceitar ou modificar a recomendação e em seguida devolvem o artigo para o Editor Chefe. O editor Chefe toma sua decisão e a comunica aos autores. O processo de revisão se repetirá caso haja recomendação de alterações no artigo.
Periodicidade
O Jornal Puericultura e Pediatria adota o sistema de publicação em fluxo contínuo, com divulgação dos artigos aprovados à medida que finalizam as etapas editoriais.
Os artigos são organizados em volume anual, correspondente ao ano editorial da revista, independentemente da data de publicação online ou do ano de registro do DOI.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
ARQUIVAMENTO
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Histórico do periódico
Historicamente a primeira publicação científica do IPPMG foi o Boletim do IPPMG, com números entre 1939 a 1974.