O Sono na Infância e Adolescência
Uma Revisão Integrativa sob a Perspectiva da Terapia Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.64176/ippmg.v4n1.004Resumo
Introdução: O sono é uma ocupação primacial para o desenvolvimento humano. Quando esta ocupação é prejudicada, pode acarretar efeitos negativos em todas as áreas do desenvolvimento infantil e da adolescência. Desta forma, este trabalho tem como objetivo caracterizar a ocupação sono sob a perspectiva da Terapia Ocupacional. Metodologia: Utilizou-se a revisão integrativa realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System online (MEDLINE) - Via Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - UFSCAR, Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - USP e Revista Interinstitucional Brasileira da Terapia Ocupacional - Revisbrato. Resultados: Foram encontrados 337 artigos tendo em vista as bases de dados e revistas descritas somadas. Destes artigos, 332 foram excluídos pela leitura de títulos, resumos e palavras-chave. Após a seleção dos artigos na íntegra, 3 artigos foram selecionados por contemplarem os critérios de inclusão. Discussão: Os artigos apresentaram um fator determinante para que haja promoção da saúde do sono, sendo ele: a rotina. As rotinas estruturam a vida diária, por este motivo, é compreensível que seja o fator primário para que a saúde do sono seja estabelecida, visto que na fase da infância e adolescência as ocupações e/ou co-ocupações que compõe as rotinas são influenciadas pelo cuidado familiar. Conclusão: são necessários mais estudos acerca desta temática no escopo da Terapia Ocupacional para ampliar o conhecimento sobre a eficácia das intervenções do sono em crianças e adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Puericultura e Pediatria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.