Corpos desmedidos:
reflexões acerca de uma metodologia em dança-teatro com adolescentes
Palavras-chave:
corpos desmedidos, dança-teatroResumo
O presente artigo parte da investigação e reflexão acerca do método de improvisação em dança-teatro com grupos diversos de adolescentes. As experiências foram realizadas em contextos escolares distintos, entre turmas regulares da rede pública, de contraturno e curso livre de teatro. A intenção foi colocar em prática uma metodologia que, embora relevante no campo das Artes Cênicas, ainda é pouco debatida na sua relação com estudantes adolescentes. A escrita do artigo parte da metodologia da pesquisa-criação, ao entender o percurso artístico-pedagógico como meio de produção de conhecimento em que a prática e a reflexão são desenvolvidas de forma simultânea. As experimentações aqui discutidas, através da dança e do teatro, têm a intenção de ativar a percepção, criticidade, inventividade, afetos e o sentido de processualidade, por meio da composição em tempo real, bricolagem, pesquisa sobre as ações físicas e pedagogia radical. As práticas, em seu decorrer, resultaram na composição de repertórios autorais cênicos e dramatúrgicos e em fabulações e invenções de mundos por parte dos adolescentes. O estudo evidencia, além disso, a relevância da experienciação de técnicas de criação e procedimentos que articulam fabulações e materiais cênicos em contextos escolares diversos.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
CALLIGARIS, Contardo. A Adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
CLARK, Lygia. Lygia Clark – Hélio Oiticica: Cartas, 1964-1974; organizado por Luciano Figueiredo. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998
ÉTICA dos devires. Razão Inadequada. 2023. Disponível em: <https://razaoinadequada.com/filosofos/deleuze/etica-dos-devires/>. Acesso em 19 de set. de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 75.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GASPAR NETO, Francisco. Modo operativo and (mo and): o incomum em comum. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2016.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LAPOUJADE, David. Existências Mínimas. São Paulo: n-1, 2017.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. Campinas – SP: Papirus, 1908.
MANCINI, Bianca. Anotações sobre Pedagogias Radicais. Revista Nupeart. Volume 16, 2016.
MANNING, Erin. Proposições para uma Pedagogia Radical, ou como repensar Valores. In Pedagogias do Desterro: práticas de pesquisa em artes cênicas / org. Márcia Pompeo Nogueira ... [et al.] – 1. ed. – São Paulo: Hucitec, 2020.
MANNING, Erin. Por uma pragmática da inutilidade, ou o valor do inframince. Galaxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 22-40, abr. 2016.
MANNING, Erin. Em Direção a uma Política da Imediação. Glac. Disponível em: https://www.glacedicoes.com/post/em-direcao-a-uma-politica-da-imediacao-erin-manning. Acesso em 24 de nov. de 2024.
MUNIZ, Zilá. IMPROVISAÇÃO: descobrir camada por camada. Rascunhos Uberlândia - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, 1 (2). V. 1 N. 2 p. 93 - 112, jul.|dez. 2014.
ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2019. 208p.
TAFFAREL, Marilsa. O desejo segundo Jacques Lacan. Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. [s.d.]. Disponível em: https://www.sbpsp.org.br/blog/o-desejo-segundo-jacques-lacan/. Acesso em 07 de dez. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.