Manifesto para corpos desmedidos:

reflexões acerca de repertórios pessoais dramatúrgicos em dança-teatro com adolescentes

Autores/as

Resumen

O presente artigo parte da investigação acerca do método de improvisação em dança-teatro com adolescentes e de suas criações de repertórios pessoais para composição cênica em sala de trabalho. A pesquisa se deu dois campos: o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Florianópolis e a Carona Escola de Teatro – Blumenau. A intenção foi praticar currículos ainda pouco debatidos na educação, no que diz respeito ao fazer teatral intimamente ligado à dança e à fase da adolescência a partir de práticas corporais que intencionam ativar a percepção, inventividade e afetos, para a identificação de um repertório pessoal dramatúrgico dos adolescentes participantes da pesquisa. Através das linguagens do teatro e da dança, esta pesquisa uniu a improvisação, por meio da composição em tempo real e a bricolagem, e a pedagogia radical. O texto tem como base uma escrita em forma de manifesto – um manifesto dos corpos desmedidos na fase da adolescência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovanna Bittencourt Morastoni, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC, Brasil

Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). É graduada em Licenciatura em Teatro pela mesma universidade. Durante o curso, em 2020, foi bolsista de Iniciação Científica no projeto do Prof. Dr. Edélcio Mostaço, intitulado Acontecimento e teatro performativo: cruzamentos, fronteiras, desvios. É atriz, diretora, pesquisadora, produtora e professora. Atualmente atua no espetáculo Dondoca Decadence, com direção de Pedro Vieira e está em processo de montagem nos espetáculos Ainda Existe Lá Fora, com direção de Zilá Muniz e Lá(do) Avesso, com direção de Pablo Assi. É diretora de As Fáscias de Urano (2023). Foi oficinante no projeto Oficinas para a Juventude Trabalhadora: formação em teatro político e dança-teatro, que teve uma edição com EJAs da cidade de Florianópolis-SC, em 2024.

Citas

REFERÊNCIAS

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

CALLIGARIS, Contardo. A Adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.

CLARK, Lygia. Lygia Clark – Hélio Oiticica: Cartas, 1964-1974; organizado por Luciano Figueiredo. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998

ÉTICA dos devires. Razão Inadequada. 2023. Disponível em: <https://razaoinadequada.com/filosofos/deleuze/etica-dos-devires/>. Acesso em 19 de set. de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 75.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GASPAR NETO, Francisco. Modo operativo and (mo and): o incomum em comum. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2016.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LAPOUJADE, David. Existências Mínimas. São Paulo: n-1, 2017.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. Campinas – SP: Papirus, 1908.

MANCINI, Bianca. Anotações sobre Pedagogias Radicais. Revista Nupeart. Volume 16, 2016.

MANNING, Erin. Proposições para uma Pedagogia Radical, ou como repensar Valores. In Pedagogias do Desterro: práticas de pesquisa em artes cênicas / org. Márcia Pompeo Nogueira ... [et al.] – 1. ed. – São Paulo: Hucitec, 2020.

MANNING, Erin. Por uma pragmática da inutilidade, ou o valor do inframince. Galaxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 22-40, abr. 2016.

MANNING, Erin. Em Direção a uma Política da Imediação. Glac. Disponível em: https://www.glacedicoes.com/post/em-direcao-a-uma-politica-da-imediacao-erin-manning. Acesso em 24 de nov. de 2024.

MUNIZ, Zilá. IMPROVISAÇÃO: descobrir camada por camada. Rascunhos Uberlândia - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, 1 (2). V. 1 N. 2 p. 93 - 112, jul.|dez. 2014.

ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2019. 208p.

TAFFAREL, Marilsa. O desejo segundo Jacques Lacan. Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. [s.d.]. Disponível em: https://www.sbpsp.org.br/blog/o-desejo-segundo-jacques-lacan/. Acesso em 07 de dez. de 2024.

Publicado

2025-11-21

Cómo citar

BITTENCOURT MORASTONI, Giovanna. Manifesto para corpos desmedidos: : reflexões acerca de repertórios pessoais dramatúrgicos em dança-teatro com adolescentes. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 4, n. 7, p. e040701, 2025. Disponível em: https://www.revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/66933. Acesso em: 9 dic. 2025.