As manifestações cênicas populares brasileiras como recursos para o ensino de artes.
Keywords:
ensino de artes, manifestações cênicas, danças popularesAbstract
O objetivo deste ensaio é discutir a potencialidade das manifestações cênicas populares brasileiras como recursos para o ensino de artes, trazendo como exemplo as vivências junto a uma disciplina de graduação. Partindo-se do pressuposto de que as manifestações populares envolvem dança, teatro, música, literatura e artes visuais, observa-se a riqueza de possibilidades de práticas pedagógicas decorrentes destas manifestações, as quais são condizentes com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino na área de Arte, que estabelecem que o ensino da cultura artística deve ocorrer por meio de múltiplas linguagens. De modo contrário à história da arte tradicionalmente contada pelo ponto de vista do colonizador, ao se abordar a história das manifestações populares, possibilita-se discutir os troncos formadores da cultura brasileira, e os inúmeros processos de resistência e acomodação colonizadora que ocorreram ao longo de nossa história, na tentativa de manutenção da dignidade e da cultura de povos indígenas e africanos.
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