O ensino superior na Amazônia: estimulando a metacognição através da avaliação do aluno sobre a aprendizagem baseada em metodologias ativas
Higher education in the Amazon: stimulating metacognition through student assessment of learning based on active methodologies
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64831Palavras-chave:
Autoavaliação , Pensamento Crítico, Professor, Avaliação, MetacogniçãoResumo
Introdução: O avanço da comunicação inovou os recursos pedagógicos e a dinâmica no ensino-aprendizagem, favorecendo a formação continuada e o destaque profissional dos alunos com autoeficácia e diferenciação. Nesse sentido, as metodologias ativas são alternativas que estimulam o pensamento crítico e criativo, a metacognição e o trabalho em equipe. Objetivo: Analisar a perspectiva do aluno sobre o ensino baseado em metodologias ativas, por meio do seu pensamento crítico. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem narrativa e recorte transversal, participaram desta pesquisa 1.507 alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará durante o período de 2017 a 2020 que responderam aos questionários de autoavaliação dos alunos e avaliação dos professores. Resultados: Na autoavaliação a maioria dos alunos afirmaram concordar plenamente ou em boa parte com a assertiva, demonstram a concordância em relação a sua participação efetiva nas aulas, a compreensão dos conteúdos ministrados, a realização das tarefas, o uso da bibliografia e a dedicação aos estudos. Na avaliação do professor alunos concordaram plenamente com as afirmativas de que o professor foi assíduo, cumpriu com a carga horária, foi disponível para atender e orientar os alunos, interagiu com civilidade e respeito com a turma e elaborou o plano de ensino conforme o projeto pedagógico do curso. Conclusão: Os alunos autoavaliaram e avaliaram positivamente os professores, demonstrando uma visão crítica favorável ao ensino centrado no aluno e às metodologias ativas.
Abstract
Introduction: The advancement of communication has innovated pedagogical resources and dynamics in teaching-learning, favoring continued training and the professional prominence of students with self-efficacy and differentiation. In this sense, active methodologies are alternatives that encourage critical and creative thinking, metacognition and teamwork. Objective: To analyze the student's perspective on teaching based on active methodologies, through their critical thinking. Methodology: This is a qualitative study with a narrative approach and a cross-sectional approach. 1,507 students from the Physiotherapy and Occupational Therapy courses at the Federal University of Pará participated in this research during the period from 2017 to 2020 and responded to student self-assessment and evaluation questionnaires. of teachers. Results: In the self-assessment, the majority of students stated that they fully or largely agreed with the statement, demonstrating agreement in relation to their effective participation in classes, understanding the content taught, carrying out tasks, the use of bibliography and dedication to studies. In the teacher's assessment, students fully agreed with the statements that the teacher was diligent, fulfilled his workload, was available to assist and guide students, interacted with civility and respect with the class and prepared the teaching plan in accordance with the pedagogical project of the course. Conclusion: The students self-evaluated and positively evaluated the teachers, demonstrating a critical view favorable to student-centered teaching and active methodologies.
Downloads
Referências
Bouchkioua, Z. (2021). Raising Student’s Self-Efficacy: The Role of Metacognitive Training. Psychology, 12(11), 1900–1910. https://doi.org/10.4236/psych.2021.1211115
Boud, D., & Soler, R. (2016). Sustainable assessment revisited. Assessment & Evaluation in Higher Education, 41(3), 400–413. https://doi.org/10.1080/02602938.2015.1018133
Brasil. (2002a). Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior.
Brasil. (2002b). Resolução CNE/CES 6, DE 19 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior.
Connelly, F. M., & Clandinin, D. J. (2015). Pesquisa narrativa: Experiências e história na pesquisa qualitativa (2o ed). EDUFU. https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-411-7
Farias, P. A. M. D., Martin, A. L. D. A. R., & Cristo, C. S. (2015). Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, 39(1), 143–150. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014
Gholami, M., Moghadam, P. K., Mohammadipoor, F., Tarahi, M. J., Sak, M., Toulabi, T., & Pour, A. H. H. (2016). Comparing the effects of problem-based learning and the traditional lecture method on critical thinking skills and metacognitive awareness in nursing students in a critical care nursing course. Nurse Education Today, 45, 16–21. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.06.007
Hacker, D. J., Dunlosky, J., & Graesser, A. C. (1998). Metacognition in educational theory and practice. L. Erlbaum Associates.
Hakim, A., Jufri, A. W., Jamaluddin, J., Andayani, Y., Rahayuan, B. D., & Supriadi, S. (2019). Promoting Students’ Metacognition in Natural Product Chemistry Course through Mini Project Laboratory. OALib, 06(10), 1–8. https://doi.org/10.4236/oalib.1105815
Hu, X., Zhang, H., Song, Y., Wu, C., Yang, Q., Shi, Z., Zhang, X., & Chen, W. (2019). Implementation of flipped classroom combined with problem-based learning: An approach to promote learning about hyperthyroidism in the endocrinology internship. BMC Medical Education, 19(1), 290. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1714-8
Ishizuka, K., Shikino, K., Tamura, H., Yokokawa, D., Yanagita, Y., Uchida, S., Yamauchi, Y., Hayashi, Y., Kojima, J., Li, Y., Sato, E., Yamashita, S., Hanazawa, N., Tsukamoto, T., Noda, K., Uehara, T., & Ikusaka, M. (2023). Hybrid PBL and Pure PBL: Which one is more effective in developing clinical reasoning skills for general medicine clerkship?-A mixed-method study. PloS One, 18(1), e0279554. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0279554
Kornell, N., & Bjork, R. A. (2007). The promise and perils of self-regulated study. Psychonomic Bulletin & Review, 14(2), 219–224. https://doi.org/10.3758/BF03194055
Landøy, A., Popa, D., & Repanovici, A. (2020). Teaching Learning Methods. Em A. Landøy, D. Popa, & A. Repanovici, Collaboration in Designing a Pedagogical Approach in Information Literacy (p. 137–161). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-34258-6_10
Meusen-Beekman, K. D., Joosten-ten Brinke, D., & Boshuizen, H. P. A. (2016). Effects of formative assessments to develop self-regulation among sixth grade students: Results from a randomized controlled intervention. Studies in Educational Evaluation, 51, 126–136. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2016.10.008
Monteiro, N. R. O., Nascimento Santos, W. N., Sousa, A. S., Ohara, D. G., Pegorari, M. S., & Matos, A. P. (2024). Evidence-based practice in undergraduate physiotherapy programs in Brazil: A cross-sectional document analysis study. Physiotherapy Research International: The Journal for Researchers and Clinicians in Physical Therapy, 29(1), 2065. https://doi.org/10.1002/pri.2065
Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2016). Análise Textual Discursiva (Unijuí, Org.; 3a Edição.).
Moretto, V. P. (2010). Prova: Um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas (9a). Lamparina.
Okoye, K., Arrona-Palacios, A., Camacho-Zuñiga, C., Hammout, N., Nakamura, E. L., Escamilla, J., & Hosseini, S. (2020). Impact of students evaluation of teaching: A text analysis of the teachers qualities by gender. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 17(1), 49. https://doi.org/10.1186/s41239-020-00224-z
Panadero, E., Jonsson, A., & Botella, J. (2017). Effects of self-assessment on self-regulated learning and self-efficacy: Four meta-analyses. Educational Research Review, 22, 74–98. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2017.08.004
Ria, L. (2014). La pédagogie de l’éducation physique en question. De la théorie à la pratique. Armand Colin.
Rosa, C. W. D., Corrêa, N. N. G., Passos, M. M., & Arruda, S. D. M. (2020). Metacognição e seus 50 anos: Uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, 703–721. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2063
Rodriguez, F., Kataoka, S., Janet, M., Kadandale, P., Nili, A., & Warschauer, M. (2021). Do spacing and self-testing predict learning outcomes? Active Learning in Higher Education, 22(1) 77–91. https://doi.org/10.1177/1469787418774185.
Seabra, A. D., Costa, V. O. D., Bittencourt, E. D. S., Gonçalves, T. V. O., Bento-Torres, J., & Bento-Torres, N. V. O. (2023). Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento. Educação e Pesquisa, 49, e255299. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349255299
Shamboul, H. A. E. (2022). The Importance of Critical Thinking on Teaching Learning Process. Open Journal of Social Sciences, 10(01), 29–35. https://doi.org/10.4236/jss.2022.101003
Skaalvik, E. M., & Skaalvik, S. (2019). Teacher Self-Efficacy and Collective Teacher Efficacy: Relations with Perceived Job Resources and Job Demands, Feeling of Belonging, and Teacher Engagement. Creative Education, 10(07), 1400–1424. https://doi.org/10.4236/ce.2019.107104
Stephanou, G., & Mpiontini, M.-H. (2017). Metacognitive Knowledge and Metacognitive Regulation in Self-Regulatory Learning Style, and in Its Effects on Performance Expectation and Subsequent Performance across Diverse School Subjects. Psychology, 08(12), 1941–1975. https://doi.org/10.4236/psych.2017.812125
Tanner, K. D. (2012). Promoting student metacognition. CBE life sciences education, 11(2), 113–120. https://doi.org/10.1187/cbe.12-03-0033
Weinstein, Y., Madan, C. R., & Sumeracki, M. A. (2018). Teaching the science of learning. Cognitive Research: Principles and Implications, 3(1), 2. https://doi.org/10.1186/s41235-017-0087-y
Zakaria, M. I., Maat, S. M., & Khalid, F. (2019). A Systematic Review of Problem Based Learning in Education*. Creative Education, 10(12), 2671–2688. https://doi.org/10.4236/ce.2019.1012194
Zimmerman, B. J., & Moylan, A. R. (2009). Self-regulation: Where metacognition and motivation intersect. Em Handbook of metacognition in education (p. 299–315). Routledge. https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780203876428-23/self-regulation-barry-zimmerman-adam-moylan
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).

No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.