The use of compound signs by deaf students of the Libras Language and literature program at UFPI: A study from a sociolinguistic perspective and cognitive approach

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68189

Abstract

This research, focusing on the formation of compound signs in Libras, began from observations made during Libras II classes, a curricular component of the Libras Language course at Federal University of Piauí (UFPI). Our main objective was to answer the following question: What sociolinguistic and cognitive factors explain the variations observed in the production and use of compound signs in Libras by deaf students in the Libras Language course at UFPI, in contrast to the forms described in the academic literature? We sought to analyze, from the perspective of Sociolinguistics and Cognitive Linguistics, the phenomena that may influence the formation, meaning, use and understanding of compound signs in Libras by deaf students in the 2nd period of the Libras Language course at UFPI. We conducted a qualitative field study with a descriptive analytical approach, using three deaf students as informants. We used 21 projected nonverbal images representing compound signs from academic works, such as: Quadros and Karnopp (2004), Felipe (2006), Takahira (2012), Minussi and Takahira (2013), Figueiredo Silva and Sell (2009), and the Novo Deit-Libras dictionary by Capovilla, Raphael and Mauricio (2009), Langacker (1987, 2011), Goldberg (1995). After collecting the data, we mapped the signs produced by the participants, subdividing them into two main categories: animals and people. During the analysis, we identified several cognitive and social linguistic regularities underlying the perception of the three deaf students of the Letras-Libras Course in Teresina-PI, regarding the formation, convention and use of compound signs.
Keywords: Morphology of Libras. Sociolinguistics. Linguistic Cognitive. Composite signals. Deaf students.

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Author Biographies

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui Licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1975), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1979), Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989) e Pós-Doutorado em Linguística pela UnB (2012). Atualmente é professor Titular na área(Linguística) na Universidade Federal do Piuaí, lotada na Coordenação de Letras Vernáculas - CLV e no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGEL /UFPI. É sócio efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste ( GELNE); é sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); é socio efetivo da ANPOLL no GT de Sociolinguística; é sócio efetivo da ALFAL. Foi Presidente do GELNE no período de 1991-1992. Foi Chefe do Departamento de Letras em 1991, Coordenadora do Mestrado em Letras no período de 2015-2017 e de set. a dez/2018 e Subcoordenadora do PPGEL no ano de 2017 a 2019. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Variação Linguística, Oralidade, Letramentos, Alfabetização, Pesquisa Colaborativa, Etnografia da Comunicação, Sociolinguística Interacional e Sociolinguística Educacional

Geisymeire Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Está cursando doutorado em Letras, com área de concentração em Linguística e linha de pesquisa em Análise de Discurso Materialista (ADM), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da UFPI. Possui mestrado em Letras, na linha de pesquisa em ADM, pelo PPGEL/UFPI (2021). É graduada em Letras - Libras pela Universidade Federal do Piauí (2019) e também possui licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) (2004). Atualmente, é bolsista da Universidade Aberta do Brasil, professora/coordenadora de estágio supervisionado da Universidade Aberta do Brasil, coordenadora de estágio supervisionado do Centro de Educação a Distância da UFPI e professora efetiva de Libras na UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, formação de professores, AEE, Libras, surdez e em Análise de Discurso Materialista com foco em Libras, deficiência, surdez e inclusão.

Heron Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor, Pesquisador, Tradutor, Intérprete e Áudio-Descritor. Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGEL na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Estudos Linguísticos pelo mesmo programa. Especialização em Libras com docência no ensino superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME. Graduado em Letras Libras pela UFPI. Curso de formação em Tradução Interpretação de Libra/Português no contexto educacional. Foi bolsista CNPq durante os anos de 2016, 2017 e 2018 no programa de Iniciação Científica - PIBIC, na área de Análise de Discurso e Literatura Surda. Membro desde 2019 do grupo de estudos e pesquisas em Análise de Discurso-NEPAD na UFPI. Atualmente é servidor efetivo lotado na coordenação do curso de Letras Libras - UFPI atuando como Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa. Atua desde de 2016 como professor de Libras e sua Literatura em cursos livres e de formação profissional. E-mail: fheron@ufpi.edu.br. Instagram: @hfs_libras

Published

2025-08-30