A construção pronominal e a recordatio elegíaca: alusões textuais na produção poética de Ovídio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10336

Palavras-chave:

marcador alusivo, recordatio, gênero elegíaco, Ovídio

Resumo

Em muitos poemas elegíacos de Ovídio, o eu-lírico parece tomar consciência de sua existência literária, a partir de intertextos presentes na tradição romana. Em outros casos, a persona elegíaca aparenta (re)viver experiências próximas de sua realidade mítico-literária. Assim sendo, este estudo, por um lado, pretende descrever o modo como a construção pronominal [ille + substantivo] auxilia no desenvolvimento do eixo temático elegíaco da recordatio; por outro, à luz de postulados concernentes à arte alusiva e à intertextualidade, intenta demonstrar como tais retomadas textuais (externas) contribuem para a (res)significação (interna) dos poemas ovidianos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Gonçalves de Souza, Universidade Estadual de Alagoas

Doutorando em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pelo PLE-UEM; Mestre em Letras Clássicas com ênfase em Língua e Literatura Latina, pelo PPGLC_UFRJ; Metre em Estudos da Linguagem, pelo PPGEL-UFF; Graduado em Letras (Português-Latim) pela UFF; Professor Auxiliar de Língua e Literatura Latina da Universidade Estadual de Alagoas; Líder do Grupo de Pesquisa "Camenae: composições poéticas da Roma Antiga", cadastrado no CNPq.
Abstract

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

de Souza, D. G. (2017). A construção pronominal e a recordatio elegíaca: alusões textuais na produção poética de Ovídio. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 5(1), 1–30. https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10336

Edição

Seção

Artigos