A katábasis de Orfeu no Brasil, por Cacá Diegues

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10173

Palabras clave:

Cacá Diegues, Recepção da cultura clássica, Bandido social, Traficante de drogas.

Resumen

O mito de Orfeu foi reelaborado diversas vezes pelo cinema brasileiro. Procura-se contrapor a katábasis produzida por Cacá Diegues a de Marcel Camus, com Orphée Noir (1958), em dois momentos, em A cidade grande (1966) e Orfeu (1999). Argumenta-se que o bandido social e o traficante de drogas são personagens centrais para a produção de distintas composições do inferno feitas por Diegues.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Igor Barbosa Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em História pela UFMG (bolsista CAPES), na linha de pesquisa História e Culturas Políticas, possui graduação e mestrado na mesma instituição. Atualmente, pesquisa recepção da cultura clássica no período da ditadura militar brasileira, em especial as produções escritas e cinematográfica de Roberto Freire. Tem interesse em História Antiga, Literatura, Cinema e Direitos Humanos.

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Cardoso, I. B. (2017). A katábasis de Orfeu no Brasil, por Cacá Diegues. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 5(1), 31–39. https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10173

Número

Sección

Artigos